terça-feira, 4 de setembro de 2018

Motorola One, celular com Android puro e visual de iPhone X

Ficha técnica inclui câmera de 13 megapixels. Preço no exterior começa em 299 euros.
Testamos o Motorola One, celular com Android puro e visual de iPhone X Testamos o Motorola One, celular com Android puro e visual de iPhone X

Testamos o Motorola One, celular com Android puro e visual de iPhone X


Motorola One: eis o nome do novo celular com Android One, sistema operacional do Google que vem com poucas interferências de fabricantes. Além do software, o maior brilho do smartphone está na tela de 5,9 polegadas, com resolução HD+, e bordas finas. O display traz ainda o notch – entalhe que foi popularizado pelo iPhone X – para abrigar a câmera frontal e os sensores. Sua ficha técnica intermediária inclui o processador octa-core Snapdragon 625 de 2,0 GHz, em conjunto com memória RAM de 4 GB.

Revelado na IFA 2018, em Berlim, o smartphone estreou junto com o irmão One Power, que conta com especificações mais avançadas. Ele chega a alguns países da América Latina, Europa e Ásia nos próximos meses pelo preço de 299 euros (cerca de R$ 1.409 em conversão direta), embora ainda não tenha lançamento confirmado para o Brasil. 

Sistema "puro e simples"

O Motorola One faz parte de um grupo de celulares estreantes no mercado, como o LG G7 One, a vir com o Android One. O sistema operacional faz parte de uma parceria entre o Google e fabricantes para produzirem smartphones com Android "simples e puro".

Na prática, a promessa é de que o software chegue às mãos do usuário sem modificações visuais ou aplicativos inúteis instalados – o mais próximo possível do que já é visto em aparelhos da Gigante de buscas, como o Pixel e Nexus. Outra parte positiva da iniciativa é que o dispositivo deve receber as atualizações muito mais rápido, o que pode contribuir para turbinar a performance e ajudar na segurança do celular.

Ainda sobre o sistema operacional, o Motorola One vem de fábrica equipado com o Android O. A fabricante afirma que ele está entre os primeiros lugares da fila para receber o novo Android P (9), assim que for disponibilizado, além de ter update garantido para o futuro Android Q, ainda não anunciado pelo Google.

Motorola One: sistema operacional traz experiência do "Android puro", sem modificações (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Design com cara de premium

De cara, o Motorola One surpreende devido às semelhanças com o iPhone X. Está presente o notch, aquele polêmico recorte no canto superior que abriga a câmera e os sensores. Ao olhar a parte frontal do aparelho, é difícil identificar instantaneamente se tratar do celular da Motorola ou da Apple. Tirando o fato de que visual é pouco original, definitivamente o seu design com "cara de premium" agrada aos olhos.

O smartphone é bem atraente e traz uma bela tela de 5,9 polegadas com resolução HD+. Com bordas finas, o display ocupa quase toda a parte frontal do corpo do dispositivo – característica presente em outros lançamentos da marca em 2018, como o Moto G6. Os cantos arredondados, em conjunto com o seu peso leve, confere uma boa pegada ao telefone. Manuseá-lo e digitar no teclado são tarefas confortáveis.

Por outro lado, a traseira de vidro brilhante traz um inconveniente já conhecido em celulares com esse tipo de material. Quem quiser ter o modelo em mãos, deve se acostumar com as marcas de dedos e gordura na parte de trás. A dica pode ser usar uma capa para resolver o problema.

Motorola One tem traseira de vidro e pode deixar marcas de dedos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Especificações e desempenho

A ficha técnica do Motorola One pode ser considerada modesta. O aparelho roda o processador octa-core Qualcomm Snapdragon 625, de 2,0 GHz, em conjunto com memória RAM de 4 GB. Suas especificações prometem dar conta de tarefas do dia a dia, como navegar nas redes sociais ou assistir aos seus filmes e séries preferidos, por exemplo.

Em nosso rápido teste, o celular se comportou bem e não apresentou qualquer engasgo. O usuário terá até 64 GB de armazenamento interno para guardar fotos, músicas, apps e outros arquivos. É possível ainda expandir a memória em até 256 GB.

A câmera traseira conta com 13 megapixels, enquanto a de selfie vem com 8 MP. Estão disponíveis os recursos de modo retrato (que desfoca o fundo da foto), cinemagraph (que congela parte da imagem e mantém o resto em loop), além de time-lapse.

Na prática, as fotos apresentaram boa nitidez e ficaram bastante razoáveis. A câmera não é excepcional, mas também não decepciona – exatamente o resultado que se espera de um telefone da categoria intermediária. Vale citar que só foi possível testá-lo em um ambiente com luz não tão favorável, por isso, o resultado pode ser diferente em outras ocasiões. Por fim, a bateria vem com capacidade de 3.000 mAh e conta com tecnologia de carregamento turbo embarcada.

Motorola One tem ficha técnica intermediária e câmera dupla (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Preço e disponibilidade

O Motorola One desembarca em alguns países da América Latina, Europa e Ásia nos próximos meses pelo preço de 299 euros (aproximadamente R$ 1.409). Ainda não há, porém, confirmação de lançamento ao Brasil. Já o Motorola One Power, seu irmão com especificações mais potentes, só está previsto para o mercado indiano.

Ficha técnica do Motorola One

Tamanho da tela: 5,9 polegadas
Resolução da tela: HD+
Formato: 19:9
Câmera principal: dupla, 13 megapixels
Câmera frontal (selfie): 8 megapixels
Sistema: Android O (com atualização garantida para o Android P)
Processador: Snapdragon 625
Memória RAM: 4 GB
Armazenamento (memória interna): 64 GB
Capacidade da bateria: 3.000 mAh
Início das vendas no Brasil: indefinido
Preço no Brasil: indefinido

Um comentário:

  1. I just love your article. I do always look over your web site for brand new articles. I am (not very long ago) performing on an associate app gangstar vegas 4 cheats codes that's going awing and special because of you

    ResponderExcluir